Um dos vinhos mais emblemáticos e premiados do Alentejo, marcado pela inspiração no Vega Sicilia Único e produzido pela primeira vez em 1996, chega agora ao mercado. A colheita de 2018 do Tapada de Coelheiros Garrafeira, expressa com clareza a identidade da propriedade: frescura, elegância, profundidade e uma capacidade de evolução que distingue este vinho no panorama nacional. Um vinho que reflecte a importância do tempo para a marca alentejana. esperou 7 anos à espera da altura certa para ser partilhado.
O Tapada de Coelheiros Garrafeira 2018, elaborado a partir das castas Aragonês e Cabernet Sauvignon, apresenta cor rubi profunda e brilhante, revelando no nariz complexidade e precisão, com notas de frutos vermelhos e negros, pimenta preta, cedro e subtis nuances de madeira. Na boca, apresenta uma estrutura elegante, taninos firmes mas polidos, acidez equilibrada e um final longo e persistente. A sua qualidade foi reconhecida com 95 pontos pela publicação internacional Robert Parker.
Um vinho que nasce exclusivamente da histórica Vinha Leonilde, plantada em 1981, que desde sempre estiveram na origem deste vinho. Assente em solos argilo-arenosos e com exposição sudoeste, a vinha beneficia de um stress hídrico natural que favorece a concentração fenólica e a expressão varietal. Entre 2016 e 2017, procedeu-se à replantação de falhas com o mesmo material genético original e implementaram-se prácticas de agricultura regenerativa, incluindo sementeiras de coberturas vegetais e pastoreio controlado, num processo que reforçou a vitalidade do solo e a resiliência da vinha.
A colheita de 2018 foi marcada por condições climáticas irregulares, com um inverno seco seguido de uma primavera fria e húmida. A vindima decorreu, contudo, sob condições amenas e estáveis, assegurando uvas em excelente estado e com maturação equilibrada. Este vinho estagiou dezoito meses em barrica e foudre, seguidos de cinco anos em garrafa.
Para Luís Patrão, enólogo da Tapada de Coelheiros, “Este vinho é um reflexo não apenas da nossa filosofia, mas também do tempo, da singularidade e riqueza do nosso terroir. Hoje, toda a propriedade que dá origem a esta marca histórica, assenta a sua gestão em prácticas sustentáveis e de regeneração do território, sendo a agricultura biológica e regenerativa um pilar vital de tudo o que é produzido e oferecido na Tapada de Coelheiros. O Garrafeira é destinado a quem valoriza a evolução e o tempo, para ganhar profundida e a complexidade que um vinho pode desenvolver, e a quem gosta de harmonizar vinho e boa gastronomia. É obviamente um vinho pensado para ocasiões especiais.
O Tapada de Coelheiros Garrafeira Tinto 2018 encontra-se disponível para compra no site da marca e nos pontos de venda habituais.
