Designação do projeto I Internacionalização Vinhos de Excelência
Código de Projeto I ALT20-01-0752-FEDER-014005
Objetivo principal I Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção I Alentejo
Entidade Beneficiária I Herdade dos Coelheiras – Sociedade Agrícola, S.A.
Data de aprovação I 14.01.2016
Data de início I 21.09.2015
Data de Conclusão I 20.09.2017, com prorrogação aprovada até 20.09.2018
Custo total Elegível I 265.650,00 euros
Apoio Financeiro da União Europeia I FEDER – 119.542,50 euros
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
Tendo em conta a sua estratégia a médio e longo prazo, a Herdade de Coelheiras apresentou um projeto ao sistema de incentivos, no âmbito do programa Portugal2020 Internacionalização, com o objetivo de apostar na internacionalização dos seus vinhos, aumentar a sua quota de exportações e o seu volume de negócios. Este projeto contribuirá para o incremento de num fator dinâmico de competitividade, designado por Internacionalização.
A estratégia de promoção nos mercados internacionais, tais como China, Brasil, Angola, Alemanha, França, Polónia, Reino Unido, assenta num conjunto de ações que cubram as áreas de caracterização dos mercados, definição de planos de atuação orientados para as especificidades dos produtos da empresa e dos mercados alvo, edição de material promocional, realização de ações de contacto e de provas de vinho, assim como a participação em feiras internacionais do setor, obtendo também um ganho de notoriedade e visibilidade da sua marca junto dos mercados alvo.
Com a realização deste projeto, a empresa focou-se numa estratégia de consolidação dos mercados em que já atua e captação de novos clientes, em novos mercados que apresentam uma grande apetência de consumo dos vinhos portugueses de qualidade superior. Nomeadamente, no mercado dos EUA e do UK, permitiu realizar missões de prospeção que resultaram em novos importadores e, portanto, abertura de novos mercados para Coelheiras. No caso da Alemanha participou-se na maior e mais importante feira internacional do sector dos vinhos que teve consequências ao nível de todos os outros mercados potenciais e já existentes. Foi também possível investir em material promocional que se demonstrou valioso como acompanhamento das missões de prospeção.
Foi possível com este projeto abrir novos mercados de exportação para a Herdade de Coelheiras, bem como aumentar a sua brand awarness e vendas em mercados onde já estava presente sendo que a quota de exportação da Herdade de Coelheiras foi positivamente impactada por este projeto. De uma maneira geral, a visibilidade, notoriedade e vendas dos vinhos da Herdade de Coelheiras e da marca Herdade de Coelheiras foram largamente beneficiadas e aumentadas com este projeto.