Skip to main content
ORGÂNICO

Assumimo-nos orgulhosamente biodinâmicos, biológicos, holísticos e regenerativos.

As palavras têm muito peso, e por isso seria redutor definirmo-nos apenas com uma. Assumimo-nos então – e orgulhosamente – biodinâmicos, biológicos, holísticos e regenerativos.

A abordagem de agricultura orgânica que temos é, para nós, um compromisso. Significa que não utilizamos produtos de síntese química, e que seguimos, em vez disso, práticas de maneio subtil das culturas.

Aqui, na Tapada de Coelheiros, utilizamos produtos de base natural, como leite, extratos de algas e de plantas, de forma a aumentar a resistência da flora, exponenciando-a em vez de a desgastarmos.

O foco está em restaurar e potenciar a fertilidade dos solos, para que a sua vida microbiana (bactérias e fungos que os compõem) possam manter os seus processos naturais, verdadeiramente curadores da terra. Nós somos apenas os facilitares destes processos.

Enoturismo Tapada de Coelheiros

Práticas

Gestão de água

Monitorizamos o uso da água através dos caudilímetros, rega gerida com sondas de solo, e de uma estação meteorológica própria.

Gestão da água Tapada de Coelheiros

Energia

A nossa central fotovoltaica, abastece-nos com energia limpa. Ao longo da propriedade, os diferentes bebedouros, por exemplo, trabalham autonomamente através de painéis solares fotovoltaicos.

Abrigos

A natureza trabalha connosco, se a deixarmos por isso temos abrigos para os animais que favorecem o nosso trabalho agrícola. Por toda a propriedade, há poleiros para rapinas e diversos abrigos para pequenas aves e morcegos, com o objetivo de os proteger e monitorizar, uma vez que eles nos ajudam no controlo de pragas.

Abrigos Tapada de Coelheiros

Pastoreio

O nosso rebanho é composto por mais de 1300 ovelhas, que pastoreiam os montados, estrumam o solo e mantêm o equilíbrio do coberto vegetal.

Pastoreio Tapada de Coelheiros

Coberto vegetal

Tanto é espontâneo como semeado, o nosso coberto vegetal, composto por diferentes componentes florísticas. Potencia a fertilidade do solo através da diversidade de microrganismos que estão associados ao complexo radicular do coberto vegetal, além de aumentar a capacidade de drenagem e arejamento natural, o que evita a erosão.

Coberto vegetal Tapada de Coelheiros

Galerias ripícolas

Permitem a livre circulação da biodiversidade em todos os pontos da Tapada de Coelheiros, entre as diferentes culturas. Com as galerias ripícolas (vegetação nas margens das linhas de água), protegem-se as linhas e reforça-se a biodiversidade existente.

Corredores ecologicos Tapada de Coelheiros

Sementeira direta

Acreditamos que a mobilização convencional destrói a riqueza dos solos. Por isso, optamos por utilizar a sementeira direta, contribuindo assim para a melhoria fertilidade sanidade dos solos e dos nossos prados.

Sementeira directa Tapada de Coelheiros

Preparados naturais

Podemos chamar-lhes mezinhas caseiras, estas que, na Tapada de Coelheiros, não se perderam no tempo. São preparados biodinâmicos, extratos de plantas, chá de fetos que se aplicam na vinha, para replicar nela microrganismos de grande importância.

Reparos Naturais Tapada de Coelheiros

Terroir

Os nossos solos são argilosos, de origem granítica de variadas texturas e com encostas ligeiras. O montado é envolvente, representando 600 dos 800 hectares de propriedade. O mosaico de culturas é nutrido pela malha de pequenos ribeiros e linhas de água. É ela a fonte de frescura, a que mantém as temperaturas medianas e cria as condições ideais para os ecossistemas paralelos (bosques e bosquetes) que aqui existem.

Tapada de Coelheiros Imagem Aérea

Adega

Menos é mais – e na adega a máxima é levada muito a sério. O foco está no trabalho manual, na qualidade da madeira e no respeito pelo tempo próprio de cada coisa. Numa escala de produção reduzida, fazem-se vinificações de parcela e estágios de garrafa prolongados. Respeita-se a matéria prima, acompanhando-a e conduzindo-a com respeito e ao detalhe, com o mínimo uso da tecnologia. O estágio em madeira suave leva tempo e requer paciência –e essa dedicação sente-se nos vinhos.

Adega Tapada de Coelheiros

Vinhas

As vinhas, repartidas em 38 talhões, são nove: Leonilde, Choupal, Monte, Alto, Taco, Cabido, Sobreira de Cima, Sobreira de Baixo e Ribeira. Têm em comum entre elas o certificado biológico mas, fora isso, nenhuma é igual a outra, todas elas são singulares. Temos vinhas com quatro décadas e outras com meses de existência. Os solos variam: uns são mais arenosos e limosos, outros argilosos, alguns têm granito de base, outros quartzo. São 53 hectares dispersos, 60% em sequeiro. Privilegiam-se as castas autóctones e as que têm melhores níveis de acidez ou um teor alcoólico mais baixo.

Vinhas Tapada de Coelheiros

Pomar de nogueiras

São vários os pomares que habitam a Tapada de Coelheiros, sendo o mais antigo já trintão, nascido nos anos 90. Em diferentes pomares, produzem-se diferentes variedades de nozes.

Pomar de Nogueiras Tapada de Coelheiros

Olival

São cerca de dois hectares com um solo fértil, com cerca de 60 anos de idade. Com compassos antigos, o olival é tradicional mas fechado e com copas tão largas que se tocam entre si e protegem o solo com as suas amplas áreas de sombra.

Olival Tapada de Coelheiros

Pinhal

São três os núcleos de pinheiros mansos. Existem diferentes tipologias e as características dos pinheiros (idade, porte) levam a que haja pequenos bosques dentro do enorme pinhal. O Pinhal do Alto é, como o próprio nome indica, altíssimo, permitindo que haja diferentes estratos de árvores e de arbustos.

Pinhal Tapada de Coelheiros

Montado

É fonte de inspiração para todas as culturas da propriedade e talvez seja, por isso mesmo, a mais importante de todas. São 650 hectares de sobreiros (70%) e azinheiras (30%) num sistema multidiverso. O montado tem um papel vital na fixação de carbono e cria um sistema praticamente perfeito. No bosque há, diversidade de espécies (que acomoda ovelhas e veados, além de prados semeados) e protege-se a regeneração natural de espécies (são já mais de 3 mil sobreiros bebés protegidos, sobreiros adultos e azinheiras)

Tapada de Coelheiros Orgânico