• HERDADE DE COELHEIROS, 7040–202 IGREJINHA — PORTUGAL
  • TLF +351 266 470 000
  • FAX +351 266 470 008
  • INFO@COELHEIROS.PT
  • GPS 39˚38’22.34’’N 7˚50’59.03’’W

Coelheiros

 

TEM IDADE LEGAL PARA O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS?

SEJA RESPONSÁVEL e BEBA COM MODERAÇÃO.

 

COELHEIROS

A Herdade de Coelheiros é uma propriedade familiar que produz vinhos de qualidade no Alentejo desde 1991. Localizada na Igrejinha, concelho de Arraiolos, partilha a filosofia da arte dos famosos tapetes artesanais: o bordado no ponto mais miúdo que se conhece, resultando daí a possibilidade de um desenho pormenorizado e cheio de rigor. (Tapete de Arraiolos — Teresa Pacheco Pereira) Assim nascem os vinhos de Coelheiros, de parcela a parcela e de lote em lote, uma composição que se tece em profunda ligação com a terra e a natureza. 

A HERDADE

A HERDADE

Coelheiros desenha o quadro clássico da paisagem alentejana, preservando as culturas tradicionais da região e o equilíbrio do ecossistema. Inserida na região demarcada do Alentejo, a herdade estende-se ao longo de cerca 800ha, entre os quais 50ha de vinha em parcelas selecionadas, 40ha de pomar de nogueiras e uma vasta área de montado onde pastam livremente ovelhas, veados e gamos. A riqueza da sua biodiversidade inclui ainda uma parte de olival, barragem e outros animais como patos, lebres e coelhos.

As Vinhas

AS VINHAS

As vinhas, com uma altitude média de 300 metros, estão plantadas em sete pequenas parcelas onde as castas podem desenvolver o seu potencial, lado a lado com as restantes culturas da herdade. Cada parcela, apresenta um perfil singular beneficiando do solo de origem granítica e do clima tipicamente mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e secos que permitem o bom amadurecimento das uvas. As vinhas estão atualmente em processo de conversão para Modo de Produção Biológica.

A Adega

A ADEGA

A filosofia de Coelheiros passa pela mínima intervenção humana no trabalho da natureza. Desta forma, garante-se uma expressão mais natural do potencial das castas, refletindo o perfil distinto do terroir. Localizada a poucos metros da vinha, a adega está equipada com a tecnologia necessária para garantir o controlo e qualidade dos vinhos. Cada parcela é vinificada individualmente, para que possam traduzir todo o seu potencial. Os lotes são depois cuidadosamente selecionados pela equipa de enologia com vista a alcançar o perfil pretendido para cada vinho.

O Montado

O MONTADO

A herdade alberga cerca de 600ha de montado onde predominam os sobreiros, uma espécie de grande longevidade e com capacidade de regeneração. A cortiça é extraída a cada nove anos sem que nenhuma árvore seja cortada dando origem a uma infinidade de produtos, desde as tradicionais rolhas a outros mais inovadores.
 

As Nogueiras

AS NOGUEIRAS

O pomar de nogueiras foi plantado entre 1985 e 1999 por D. Leonilde Silveira que como apreciadora de nozes decidiu iniciar a sua própria produção. Com cerca de 40 ha o pomar foi das primeiras plantações de nozes em escala na Península Ibérica e é hoje reconhecido como uma produção de excelência.

Os Animais

OS ANIMAIS

A herdade dedica-se também à criação de ovelhas que pastam livremente no montado. Os rebanhos são cuidadosamente tratados e alimentados com produtos naturais, garantindo a autenticidade dos sabores e a proteção da natureza. Além das ovelhas no terreno existem também veados, gamos, coelhos, lebres e patos em estado selvagem.